Notícias

11/07/2017

Primeira cidade flutuante do mundo deve ser construída em 2019

A primeira cidade flutuante do mundo está prevista para aparecer no Oceano Pacífico bem ao lado do paradisíaco Taiti. Recentemente, o governo da Polinésia Francesa se mostrou disposto a cooperar com o chamado Seasteading Institute, uma organização da qual participa grandes nomes do Vale do Silício, entre eles o fundador da Paypal, Peter Thiel, e que passou os últimos cinco anos desenvolvendo o projeto de uma "comunidade permanente e inovadora que flutua no mar".

O plano é ambicioso, mas o grupo acredita que as cidades semi-independentes seriam o local perfeito para experimentar novos modos de governo e tecnologias. Segundo o site do Seasteading Institute, nas cidades flutuantes seria possível, por exemplo, "testar novas ideias sobre como alimentar a fome, curar os doentes, limpar a atmosfera e enriquecer os pobres".

Para a Polinésia Francesa, país formado por cerca de 118 ilhas, o acordo é uma oportunidade de conseguir ajuda qualificada para solucionar um dos problemas ambientais mais graves enfrentado pelo arquipélago: o aumento do nível do mar.

Mesmo assim, antes de assinar um acordo o país exige que o projeto inclua garantias de que beneficiará a economia local e está comprometido a não causar nenhum dano ao meio ambiente. Além disso, é muito provável que a proposta tenha que ser aprovado pelo governo local e também pela França, que detém o território. Neste sentido, um projeto de legislação será elaborado no próximo ano e a construção deverá começar em 2019.

A primeira cidade seria construída pela holandesa Deltasync sobre uma rede de 11 plataformas, entre quadrados e pentágonos, sendo que cada uma destas plataformas poderia ser reorganizada de acordo com as necessidades de seus habitantes.

Segundo os planos, as plataformas serão feitas de concreto armado e apoiarão edifícios de três andares, que podem funcionar como apartamentos, terraços, escritórios e hotéis por até 100 anos, além de possibilitar que cerca de 300 pessoas de fato se estabeleçam na cidade.

A primeira cidade flutuante deverá custar US $ 167 milhões. O relatório de viabilidade afirma que o projeto é economicamente viável e cada plataforma custará menos de US $ 15 milhões, gerando um preço por metro quadrado similar ao de terrenos localizados em Londres ou Nova York.

Fonte: Casa Vogue