Notícias
Centro Cívico em Toronto terá diversos microclimas e ambientes para incentivar o envolvimento da comunidade com o domínio público
A equipe composta por Henning Larsen Architects, Adamson Associates Architects e PMA Landscape Architects foi anunciada como vencedora de um concurso para projetar um novo Centro Cívico Etobicoke de 46.500 metros quadrados, superando propostas das outras três equipes finalistas.
Localizado no Centro Etobicoke, um dos quatro distritos de uso misto marcado pelo Plano Oficial da Cidade como uma comunidade "vital", o novo Centro Cívico contará com escritórios municipais, funções cívicas e espaços de convívio, um centro de recreação comunitário, uma filial da Biblioteca Pública de Toronto, uma creche e uma ampla praça ao ar livre.
Organizado pela Build Toronto com a cidade de Toronto, o júri do concurso avaliou as quatro propostas sob os seguintes critérios:
Sustentabilidade Ambiental
Flexibilidade
Identidade Comunitária
Escala do Pedestre
A proposta de Henning Larsen, Adamson Associates e PMA foi selecionada pelo júri por melhor satisfazer esses princípios orientadores, bem como por mostrar "flexibilidade e um projeto icônico adequado à comunidade".
"Esta proposta reinterpreta sensivelmente o seu contexto de lugar e possui uma profundidade de história de projeto além da casca de sua forma construída. Ele mostra uma habilidade única de acolher abertamente e envolver todos em um ambiente que seja cívico e comunitário", afirmou o presidente do júri, Gordon Stratford.
O projeto vencedor foi organizado em volumes de uma miríade de escalas, cada uma coberta com uma condição de telhado única, criando microclimas e uma variedade de espaços que encorajam as pessoas a se envolverem no domínio público.
"Utilizamos análise cuidadosa do local e estudos térmicos locais para propor um desenho dinâmico e coerente, com uma paisagem urbana projetada para conforto, microclima e escala humana", explicam os arquitetos Henning Larsen. "A temporada confortável ao ar livre é prolongada para até cinco semanas. A estrutura irá proteger e guiar suavemente o vento para cima dos espaços urbanos ".
"Não há uma iniciativa cívica mais importante para a comunidade de Etobicoke do que a remodelação das Terras do Teatro Westwood", disse o Conselheiro e Gerente do Conselho de Administração de Toronto, Justin Di Ciano. "Este emocionante desenvolvimento se tornará o novo coração de Etobicoke, onde os residentes poderão se unir para comemorar atividades cívicas, culturais e sazonais".
Fonte: Archdaily