Notícias

18/07/2017

Estádio e masterplan funcionarão como catalisadores para rejuvenescimento e desenvolvimento urbano de bairro de Roterdã

Um masterplan para o Feyenoord (ou Feijenoord), um subúrbio da cidade holandesa de Roterdã, foi aprovado pela Câmara Municipal. O projeto conceitual bem-sucedido de OMA, liderado pelo sócio David Gianotten, incorpora um estádio de futebol historicamente importante - para o importante clube Feyenoord - que "já não atende às demandas modernas". Alinhado às "ambições em expansão" do clube de futebol, tanto nas ligas de futebol holandesas como europeias, esta proposta é a mais recente em uma série de planos para expandir, mas a única que foi aceita até agora.

Um novo estádio de 63 mil lugares funcionará como um catalisador para o desenvolvimento urbano de Rotterdam Zuid (sul) - "um dos bairros da cidade que precisam de rejuvenescimento e injeção econômica", de acordo com os arquitetos. Além do estádio, a proposta significa renovar o estádio existente de De Kuip e desenvolver uma ponte urbana, a "Faixa" (uma passagem de pedestres tridimensional que conecta o antigo estádio ao novo estádio) e o Parque Kuip. O estádio antigo será "renovado e reconstruído como apartamentos, espaços comerciais, um centro esportivo de atletismo e uma praça pública".

No total, o esquema propõe 180.000 m² de habitação, 64.000 m² de espaço comercial e 83.000 m² de programa público, incluindo um "centro de experiência esportiva" e campos de esportes.

De acordo com OMA, o projeto prosseguirá com o projeto detalhado do masterplan e o desenvolvimento da primeira fase, que inclui o novo estádio, quatro torres residenciais, um hotel e o desenvolvimento da parte norte da "Faixa". O novo estádio deverá abrir para a temporada de futebol de 2022 a 2023.

Fonte: Archdaily