Notícias

21/07/2017

Prédio abandonado virou edifício "cool" em Copenhague e é peça central da revitalização de área abandonada da cidade

Com 17 andares, o mais novo e descolado edifício de North Harbour, bairro portuário de Copenhague, na Dinamarca, foi usado durante 50 anos para armazenar grãos - até que se tornou completamente obsoleto.

Agora, o prédio abandonado ganha nova vida - e personalidade - com o projeto do escritório de arquitetura COBE - que sem tirar a alma do armazém, e aproveitando a robusta estrutura de concreto, criou um residencial de dar inveja no melhor do estilo industrial.

O "extreme makeover" começou na fachada. Atendo aos clientes Klaus Kastbjerg e a NRE Denmark, os arquitetos instalaram uma superfície de aço angular cuja pátina presta homenagem ao passado industrial da área. Ainda foi preciso abrir espaço para janelas e varandas que se encaixam em todos os quatro lados do prédio.

Já no interior, os 38 apartamentos tem tamanhos que variam entre 106 e 401 m², todos com pé direito de 7m e piso de concreto, já que a intenção era criar ambientes próximos da estrutura original.

O antigo depósito é o maior dos edifícios industriais da área e por isso, além de abrigar apartamentos, incorporou alguns espaços públicos, incluindo um restaurante no andar superior e um espaço de eventos no piso térreo.

Angulado e imponente, o edifício é o projeto central de um grande plano de revitalização de North Harbour. A área originalmente industrial está sendo transformada em um bairro residencial e de uso misto, ganhando outras áreas novas, como o Park + Play criado pelo JAJA Architects, que fica bem ao lado do prédio.

Fonte: Casa Vogue