Notícias
dRMM assina 1º prédio do mundo feito com madeira laminada cruzada
Começou em 1996 a missão de Maggie Keswick Jencks de criar casas longe de casas onde pacientes com câncer e seus familiares encontrassem apoio prático, emocional e social gratuitos.
Atualmente conhecidos como Maggies Centres, os endereços já foram assinados por escritórios e profissionais como Foster + Partners, OMA e Frank Ghery. O objetivo é dar forma a ambientes de assistência médica acolhedores e reconfortantes.
O mais recente a ser inaugurado, o Maggies Oldham tem projeto do dRMM, que escolheu a madeira laminada cruzada (CLT) para estruturar a construção. O prédio é o primeiro do mundo a ser erguido com o material acredita-se que ele seja tão forte e resistente ao fogo como aço estrutural ou concreto.
Na madeira há esperança, humanidade, escala, calor e o plano inteligente da natureza de absorver carbono. A madeira é um material não-tóxico, versátil, benigno e anticancerígeno. As pessoas gostam de madeira, mas o aço e o concreto são o padrão da indústria, Alex de Rijke, sócio fundador do dRMM, disse ao Designboom, que publicou o projeto.
No terreno do The Royal Oldham Hospital, em Manchester, o Maggies Oldham é formado por um volume, de madeira de tulipa americana, suspenso por meio de colunas.
No centro do nível inferior, onde um jardim foi criado, uma bétula oferece sombra e invade a estrutura superior por meio de uma abertura assimétrica.
No interior, o layout aberto e integrado foi priorizado pelos profissionais, que optaram por pintar o piso de amarelo e por instalar iluminação embutida. Para privacidade, cortinas podem ser usadas para limitar os espaços.
O projeto também levou em consideração os efeitos psicológicos que os ambientes e paisagens teriam nos pacientes, assim como os efeitos dos níveis de luz e cor.
Como as pessoas que fazem quimioterapia às vezes sentem dor ao tocar objetos frios, maçanetas de carvalho foram usadas. O isolamento de fibra de madeira garante um ambiente respirável e saudável enquanto as enormes janelas levam carvalho branco americano, o dRMM contou.
Fonte: Casa Claudia