Notícias
Novo museu em Xangai visa realizar intercâmbio cultural entre França e China
O West Bund Art Museum é um projeto do Centro Pompidou que visa realizar um importante intercâmbio cultural entre França e China.
O escritório David Chipperfield Architects revelou o design do mais novo projeto do Centro Pompidou (um dos mais importantes museus de Paris): o West Bund Art Museum em Xangai, China. A instituição parisiense revelou os detalhes com o anúncio de um acordo de cinco anos com o West Bund Group para organizar exposições no museu a partir de 2019. Aproximadamente 20 exposições incluindo uma com foco na arte contemporânea chinesa serão incluídas no negócio, descrito pelo Centro Pompidou como o mais importante projeto de intercâmbio cultural de longo prazo entre a França e a China.
O objetivo do projeto é criar um lugar especial na margem do rio, onde os visitantes possam visitar um museu e também desfrutar do rio e das vistas para o centro de Xangai. Devido à sua localização solitária no ponto mais ao norte da cidade, onde a estrada e o rio divergem para formar um generoso parque, o museu será a principal entidade cultural que os visitantes encontrarão ao chegarem ao Xuhui Riverside District. O edifício terá uma forte relação com os seus arredores.
Três volumes de galeria de exposições de aproximadamente 18 metros de altura definem a construção do prédio nos lados norte, oeste e sul. A iluminação natural estará presente em todos os andares. Mas o último nível de cada edifício ganhará grandes janelas com vistas incríveis para o centro da cidade, para o rio e para o parque.
Os três volumes serão ligados por uma construção central de três andares, com átrio central, terraço para apreciar a vista, pátio interligando todas as áreas e um café.
Fonte: Fonte: Casa Claudia