Notícias

29/04/2014

Antiga fábrica será transformada em um novo bairro em Moscou

Com 1,8 milhão de m² úteis, projeto terá habitações, escritórios, lojas, hospital e outros equipamentos públicos

O projeto do escritório de arquitetura holandês MVRDV venceu o concurso para a remodelagem da fábrica de aço Serp & Molot, localizada ao leste de Moscou. A proposta é transformar o espaço de 58 hectares em um novo bairro urbano. O complexo, construído em 1884, entrou em desuso e encontra-se tomado por vegetação e entulho.

Ao todo, são 1,8 milhão de m² úteis. A previsão é de que o bairro comporte 19 mil habitantes e gere 16 mil vagas de trabalho. Estima-se que o investimento seja de 180 bilhões de rublos e a obra seja concluída em 2021.

O projeto caracteriza-se por aproveitar referências tradicionais da fábrica e incorporar objetos modernos. Estruturas históricas como as grandes chaminés e canos aparentes serão preservados, enquanto os grandes salões da fábrica serão substituídos por novos blocos com pátios e praças verdes.

Além disso, haverá a implantação de espaços urbanos públicos, como parques infantis, instalações desportivas e mercados ao ar livre. Ao lado do setor reservado para habitação, escritórios e lojas, será incluído um hospital local.

O anel de transporte já existente na fábrica será mantido, fazendo a ligação dos edifícios com escolas e creches. Na parte superior do anel, haverá espaço para que se caminhe entre as copas das árvores.

A competição Serp & Molot foi organizada em duas rodadas e o vencedor foi escolhido por um júri internacional composto por especialistas de renome nas áreas de planejamento urbano, infraestrutura e paisagismo da Rússia, Dinamarca, EUA, França, Espanha, Japão e Alemanha.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/urbanismo/escritorio-holandes-mvrdv-transforma-antiga-fabrica-em-um-novo-bairro-311207-1.aspx

Fonte: Revista AU