Notícias
Projeto propõe uma "montanha verde" sobre um bunker em Hamburgo
Uma equipe de residentes locais e arquitetos no bairro de St. Pauli, em Hamburgo, recebeu permissão para uma proposta de requalificação de um bunker de guerra construído na década de 1940. Batizado de Hilldegarden, a proposta procura criar uma "montanha verde" no topo da cobertura inutilizada do bunker, juntamente com uma variedade de projetos de uso misto que aumentam sua altura em vários pavimentos. "Estamos reconstruindo o que herdamos". A iniciativa do projeto afirma: "Adicionando algo à história ao lidar com ela e, assim, reformular a própria história".
O bunker foi usado para lançar o armamento antiaéreo 'Flak' em aviões inimigos durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia a discoteca popular Übel & Gefährlich ocupa seu lado norte, e o prédio também abriga uma escola de música, uma loja de instrumentos, agências gráficas e um estúdio de fotógrafos, que paga 4.000 de aluguel por mês. O bunker faz parte de uma série de tipologias de uso misto que ocupam várias das principais cidades da Alemanha.
A vista construída para atirar em aviões e ver a queima de Karoviertel é hoje uma das vistas mais impressionantes de Hamburgo - Hilldegarden Project.
A iniciativa de um jardim público no telhado está em obras desde 2014, com uma autorização de construção recentemente emitida em abril. Composto por uma equipe diversificada de membros dedicados, Hilldegarden tem a participação de vários estúdios de design, incluindo Buero 51, WTM, Schlaich Bergemann and Partners, Argus, Lärmkontor, Sumbi Ingenieure, Metapol Studios e os paisagistas L+. A proposta visa estender os 40 metros de altura do bunker a 59 metros com a adição de várias instalações de uso misto de um jardim de infância a um centro comunitário para um hotel.
A proposta de Hilldegarden para um jardim no telhado toma forma em uma colina artificial e escalonada que oferece vistas de 360 graus de Hamburgo. A caminhada até a "colina" estará aberta ao público até as 22 horas, oferecendo uma experiência literalmente elevada de relaxar e beber no bairro colorido de St. Pauli. A sustentabilidade faz parte da força motriz do projeto, com planos para um bio-digestor produzindo água quente e energia de madeiras. A água será coletada e reutilizada, e um jardim público formará parte da paisagem verde dedicada à produção de alimentos urbanos, com os residentes que solicitam plantios de plantio.
Hilldegarden, como muitos projetos regenerativos, está sujeito a críticas. O "espetáculo urbano" realmente é necessário para reunir as pessoas? Todo edifício abandonado está sujeito ao seu destino de gentrificação de uso misto? Precisamos de mais árvores em cima dos prédios? A equipe de base atrás da iniciativa de Hilldegarden parece ter tomado sua natureza excêntrica em seu passo, escrevendo, "uma cidade orgânica parece divergente. Devemos passar as ideias dos funcionalistas que limpam nossas mentes em busca de nossos corpos multicoloridos. "Mais e mais projetos encontram o sucesso de seus extraordinárias mesclas de sustentabilidade com programas, como a pista de esqui / usina de Bjarke Ingels e o Skygarden recentemente aberto da MVRDV.
A iniciativa traz consigo uma colaboração significativa com os cidadãos de Hamburgo em seu processo de construção e em termos de uma imagem mais ampla - a construção de cidades através da cooperação.
Hilldegarden oferecerá uma vista para tudo. Para uma nova, mais simbiótica cidade. Abrigando plantas, árvores, abelhas, aves. Simbolizando reunião, aprendizagem e colaboração. E um pouco do simples prazer hedonista. Financiado pelos investidores. Feito para todos - Hilldegarden Project.
Fonte: ArchDaily