Notícias

25/08/2017

Herzog & de Meuron planeja campus no topo de montanha em LA

Dentro do Santa Monica Mountains National Recreation Area e próximo ao Topanga Canyon State Park, em Los Angeles, o novo campus de pesquisa do Berggruen Institute tem inspiração na arquitetura monástica.

Assinado pelo renomado escritório suíço Herzog & de Meuron, o projeto fica no topo de uma das montanhas e vai ocupar uma área de 182 hectares, combinando espaços de estudo, reunião, moradia e alimentação.

“Desde a antiguidade, os mosteiros foram lugares para estudo individual e reflexão, bem como troca e encontro em grupo. De acordo com essa tradição escolástica, o programa incorpora o ambiente natural”, os profissionais disseram, de acordo com a publicação do Dezeen.

O prédio central de pesquisa será elevado na beira da montanha e terá formato retangular, com estrutura de concreto. Nele, duas cúpulas abrigarão teatro para palestras e reserva de água. “As esferas representam tanto física quanto simbolicamente as ambições socioculturais e ecológicas do Instituto”, o escritório explicou.

Mais à frente, um caminho com plantas nativas será regado com um sistema de gerenciamento de água inovador e levará até a Scholar’s Village, que terá casas para visitantes e familiares. O projeto também contará com chalés, pavilhões e instalações de arte.

Como o projeto quer minimizar o impacto na região, o campus será construído, sempre que possível, em terrenos que já foram modificados. Um exemplo é uma parte da área, que costumava ser um aterro, mas foi coberto e nivelado nos anos 80.

Fonte: Casa Claudia