Notícias

28/08/2017

Projeto que irá remodelar e modernizar a Penn Station começa a ser construído

Iniciou-se a construção da nova estação de trens Daniel Patrick Moynihan, parte do projeto que irá remodelar completamente o complexo da Pennsylvania Station, anunciou em conferência de imprensa o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

Localizado dentro do edifício existente James A. Farley (em frente à entrada existente da Penn Station), a nova estação de mais de 23 mil metros quadrados servirá como uma nova central para os passageiros das companhias ferroviárias Amtrak e Long Island, outros 65 mil metros quadrados serão dedicados a espaços comerciais, de varejo e de jantar.

"Durante décadas, foi prometido aos passageiros uma estação de trens de primeiro mundo digno da cidade de Nova Iorque - hoje, estamos cumprindo essa promessa e transformando esse sonho em realidade", disse o governador Cuomo. "Estamos transformando o Farley Post Office em um terminal de ponta, para proporcionar aos viajantes conexões mais rápidas e confortáveis. Com melhor acesso aos trens e metrôs, vibrantes áreas comerciais e de negócios e um design arquitetônico deslumbrante, estamos trazendo a Penn Station para o século 21 ".

Projetado pelo SOM, a renovação contará com uma nova claraboia de 28 metros de altura localizada no centro do clássico edifício (projetado por McKim, Mead e White). A estação irá oferecer nove plataformas com 17 pistas. Novas imagens ilustrativas lançadas com o anúncio mostram a conexão entre as áreas superiores e subterrâneas, bem como uma vista do prédio a partir da rua.

Enquanto que a demolição e o trabalho preliminar do projeto começaram em setembro do ano passado, a construção deste projeto de US$ 1,6 bilhão começará agora a toda velocidade, com uma data de conclusão prevista para 2020.

Fonte: Archdaily