Notícias

30/08/2017

Mongólia ganha ponte capaz de velejar pelas águas do rio

Projeto hipermoderno é de Margot Krasojević e usa energia solar para realizar seus movimentos

Conhecido por construções futuristas, que estabelecem um diálogo entre arquitetura e sustentabilidade, Margot Krasojević acaba de revelar seu mais novo projeto: a “Revolving Sail Bridge”, uma ponte móvel, que além de ser rotativa e conseguir recolher suas pistas até uma plataforma central, é capaz de velejar pelas águas do rio Wulan Mulun, localizado na cidade de Ordos, na Mongólia.

A “vela” usada para tal ousadia é uma estrutura tripla feita de fibra de carbono e conectada a base flutuante da ponte. Para direcioná-la foi desenvolvida uma estrutura com tanques hidráulicos que se esvaziam e enchem de água, girando a vela da horizontal para vertical.

Como um navio, a ponte pode tanto ser fixada ao longo do cais ou permanecer em uma determinada posição no meio do rio, graças a um mecanismo de fundações que funcionam como enormes âncoras.

Já suas três passarelas flexíveis podem ser dobradas ou desdobradas para cobrir distâncias diversas através do rio. O mesmo acontece com uma estrutura secundária que suporta a passagem para pedestres. Em todos os casos, o projeto não deixa de se preocupar com a sustentabilidade e usa células fotovoltaicas e painéis solares para gerar toda a energia necessária para os movimentos.

Mais do que isso, o arquiteto prevê ainda que, quando a ponte estiver em uso, a vela seja abaixada e funcione como uma cobertura para uma espécie de área social, criada para que os passantes também tenham uma área para desfrutar das vistas e dos jardins da plataforma.

Fonte: Casa Vogue