Notícias

31/08/2017

Antigo complexo militar será transformado por Carlo Ratti

O projeto, que deve ser iniciado no ano que vem, busca criar uma praça, um museu e espaços sem uso definido

Construído no final do século XIX, o complexo militar Caserma Lamarmora, em Turim, Itália, será completamente transformado pelo escritório de Carlo Ratti.

Segundo a visão do arquiteto italiano, que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), novos espaços serão criados nos prédios existentes, mas não será especificado como eles serão usados.

“Este projeto não determina como as pessoas devem usar o espaço. Em vez disso, ele permite que o espaço evolua organicamente, por meio de um processo contínuo de renovação, melhoria e adaptação de espaços individuais”, Carlo Ratti explicou, de acordo com a publicação do Dezeen.

“Pegando a metáfora do teórico holandês John Habraken emprestada, nosso projeto oferece a estrutura e as bases técnicas, mas o preenchimento real será feito pelos habitantes. Acreditamos que essa abordagem híbrida é crucial para alcançar uma abordagem verdadeira baseada em usuário e de código aberto para o ambiente construído”, completou.

Assim, o antigo complexo militar contará com mais de 150 unidades que poderão abrigar desde escritórios e apartamentos a laboratórios e lojas. O esperado é que a construção comece em 2018.

Os 20 mil metros quadrados ainda abrigarão uma praça pública e um museu, que homenageará a história do complexo e das vítimas do fascismo.

“Embora tenhamos brincado discretamente com os módulos, a evidência mais visível da nossa intervenção é a abertura da praça central. Com este projeto, pretendemos transformar um antigo lugar de armas no que podemos chamar de lugar de arte”, contou Antonio Atripaldi, do Carlo Ratti Associati.

Fonte: Casa Claudia