Notícias

06/09/2017

Museu arquitetônico projetado por Frank Gehry terá trens que passarão por prédios famosos dos últimos 150 anos

A agenda de Frank Gehry anda cheia. Enquanto ministra um curso de arquitetura na plataforma Masterclass, o arquiteto americano está ocupado com a expansão de seu escritório, em Los Angeles, e com o residencial Grand Avenue, que será construído na cidade em 2018.

Agora, o vencedor do Pritzker de 1989 anunciou outro projeto. Ele assinará do Extreme Model Railroad and Contemporary Architecture Museum, em North Adams, Massachusetts (EUA).

O museu, focado em arquitetura, contará com trens que passarão modelos de prédios famosos dos últimos 150 anos projetados por 71 arquitetos do mundo todo. Entre eles, uma réplica do Empire State Building de 10,6 metros de altura e de seis construções de Gehry estão confirmadas.

“Nós estamos criando o EMRCAM com obsessão história e detalhes fascinantes”, contou Thomas Krens, ex-diretor do Guggenheim Museum e um dos fundadores do Mass MoCA, ao The New York Times, que publicou a notícia. Ele está por trás do projeto ao lado de Gehry, com quem já trabalhou no passado.

Ainda em planejamento, o museu ocupará 7711 metros quadrados, com um teto de 12 metros de altura para acomodar os modelos. Estima-se que a construção custe 65 milhões de dólares – a inauguração está prevista para 2020.

Fonte: Casa Claudia