Notícias

13/09/2017

Projeto de redesenho do centro de transporte em Estocolmo prevê fachada que se adapta ao inverno e ao verão

Em alta no mundo da arquitetura, os prédios de uso misto apareceram recentemente em projetos do MVRDV e do Oma New York. Agora, Foster+Partners anunciou que aplicará a mesma ideia em Estocolmo.

Responsável por redesenhar o Slussen, um dos centros de transporte mais movimentados da cidade, o escritório fará do prédio Mälarterrassen o ponto principal da proposta, já em construção.

O nome da construção homenageia o lago Mälaren, que banha boa parte de Estocolmo. Assim, terraços públicos terão vista para o próprio lago e para Gamla stan, a cidade velha, tombada pela lista UNESCO World Heritage Site.

Ao todo, serão três níveis de uso misto – o objetivo é atrair residentes e turistas para uma área urbana que era dominada pelo trânsito de carros.

“Mälarterrassen sinaliza a ambição da cidade de fazer de Slussen um novo ponto de encontro. Ideias do público, obtidas no detalhado processo de planejamento, são refletidas nas propostas do projeto”, explica Roger Mogert, ministro da cultura da cidade.

Com fachada projetada para se adaptar ao inverno e ao verão, a proposta é assinada pelo Foster + Partners com Berg Arkitektkontor, o designer paisagístico White Arkitekter e a empresa ÅF.

“Mälarterrassen será um novo destino em Estocolmo, com mercados, cafés e restaurentes, conectado à Gamla stan por meio de rotas para pedestres. Adicionalmente, este novo, permeável e vívido espaço urbano será espetacular para performance e arte”, completou Spencer de Grey, Head of Design, Foster + Partners.

O projeto tem inauguração prevista para 2025.

Fonte: Casa Claudia