Notícias

18/09/2017

África inaugura o primeiro museu dedicado à arte contemporânea do continente

Visto assim parece que estamos diante da cúpula de uma catedral, mas este é o interior do Zeitz MOCAA, o primeiro museu dedicado à arte contemporânea da África e sua diáspora construído no continente africano. O projeto, desenvolvido por Thomas Heatherwick, ocupa o prédio de um antigo armazém em Cape Town e pode ser considerado uma obra de arte em si.

O edifício, que chegou a ser o mais alto da África subsariana, foi construído nos anos 1920, mas estava desativado desde 2001 - quando começaram os debates ao redor de sua nova função. Agora, na versão museu, ele ressurge como a obra mais emblemática do V&A Waterfront, um complexo do porto que reúne também uma série de bares e restaurantes, além de um hotel.

Composto de um anexo lateral e 116 tubos verticais sem acesso central, o edifício que hoje abriga um total de 80 galerias precisou ser praticamente todo reformado, embora não fosse parte do plano abrir mão da história e da personalidade que ele trazia em suas formas.

Por isso, Heatherwick reproduziu em grande escala um dos milhares de grãos que eram armazenados ali e o usou como base para cortar a estrutura de concreto por dentro. A manobra não foi fácil de realizar, o concreto antigo exigiu que o arquiteto construísse uma nova estrutura de suporte para reforçar as partes restantes de cada cilindro.

Mesmo assim, o esforço para não usar vigas e manter a ideia de um interior leve e com formas orgânicas, valeu a pena. O átrio central com teto de vidro e cerca de 27 metros de altura se tornou o coração do museu enquanto dá acesso a todos as áreas de exposição, que totalizam 6 mil m².

Para completar a construção, janelas convocas e facetadas, colocadas no topo do edifício, projetam, para a parte de dentro, a iluminação natural com um interessante efeito caleidoscópico. Enquanto na parte de fora, dependendo do ângulo, cada painel de vidro triangular pode refletir o céu, as montanhas ou o mar que cerca a região.

Fonte: Casa Vogue