Notícias

13/10/2017

Complexo musical francês é inspirado em vela gigante

O arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do mais importante prêmio da arquitetura mundial, o Pritzker, finalizou a construção de um novo complexo musical próximo a Paris, o La Seine Musicale. Localizado na Ilha Seguin, trata-se de um auditório em formato oval, circundado por painéis solares que se movem conforme o movimento solar.

O espaço foi construído para abrigar o salão do Grand Seine, um local para eventos como concertos, musicais e apresentações de balés, com capacidade de receber 6 mil convidados. Ao lado, há um salão menor, onde será abrigada a orquestra da ilha e serão realizadas apresentações de concertos de música clássica, que não requerem amplificação.

Uma das características mais interessantes da arquitetura do teatro é que ele é circundado por uma grade de madeira, a qual é coberta por uma camada de vidro. Do lado externo, painéis fotovoltaicos protegem as vidraças e produzem energia a partir da luz solar. Essa grande estrutura formada pelos painéis está ligada a trilhos e por eles se move, acompanhando o movimento do sol e garantindo que o prédio fique protegido dos raios solares durante todo o dia. “A forma do painel solar é inspirada em uma vela. Podemos comparar La Seine Musicale com um veleiro”, afirmou o escritório em um comunicado.

No projeto de interiores, o auditório central é circundado pelos assentos, criando uma atmosfera aconchegante e intimista. Do teto, painéis acústicos de madeira e papel são suspensos e melhoram os efeitos sonoros do espaço, otimizando a experiência dos visitantes do concerto.

Fonte: Casa Vogue