Notícias

16/10/2017

OMA / Shohei Shigematsu e Rem Koolhaas são selecionados para projetar a expansão do New Museum em Nova Iorque

Rem Koolhaas e Shohei Shigematsu, do escritório OMA, foram selecionados para projetar a expansão do New Museum em Nova York. O OMA será encarregado de construir um novo edifício adjacente ao museu do SANAA. O projeto tem inauguração prevista para 2019 e trará à instituição outros 4.650 metros quadrados de "galerias, circulação pública e espaços flexíveis para a contínua exploração do museu com novas plataformas e programas". Este será o primeiro edifício público de Koolhaas em Nova York. De acordo com o New York Times, o New Museum - único museu da cidade dedicado exclusivamente à arte contemporânea - já arrecadou 50% do custo do projeto.

Koolhaas mostrou respeito por seus futuros vizinhos ao comentar:

“Estou particularmente entusiasmado com o fato de que nosso primeiro edifício público na cidade de Nova Iorque será para o New Museum, uma das instituições mais vanguardistas com a qual eu sempre tive grande afinidade. Tendo colaborado com Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em vários projetos na Europa, é uma verdadeira honra estar ao lado de sua grande obra de arquitetura, uma de minhas favoritos na cidade.”

Shohei Shigematsu, líder do OMA em Nova Iorque, disse:

“Tenho a honra de ser premiado com este projeto na cidade e estou emocionado de trabalhar com uma instituição que valoriza profundamente as práticas de pensadores de vanguarda. Como arquiteto japonês, estou muito feliz em me envolver em um diálogo único com o SANAA e construir ao lado de uma de suas obras seminais.”

Lisa Philips, membro do conselho de administração do New Museum, disse:

“O OMA é uma ótima opção para o nosso próximo edifício. Koolhaas tem pensado profundamente na identidade e paisagem da nossa cidade desde seu famoso livro Nova Iorque Delirante, publicado em 1978, um ano após a fundação do Museu. Embora ele seja um dos maiores arquitetos do mundo com um espírito profundamente cívico e público, este será seu primeiro edifício público na cidade de Nova Iorque.”

Fonte: Archdaily