Notícias

18/10/2017

Áustria ganha Casa do Pão no estilo gabinete de curiosidades

O escritório coop himmelb(l)au acaba de assinar um novo projeto no norte da Áustria, o do “House of bread”, uma casa dedicada a contar a história do pão. O edifício é dividido em duas estruturas, completamente diferente. Na inferior, um espaço em forma de caixa preta foi criado para receber uma variedade de eventos, como apresentações, exposições e oficinas. Trata-se de uma área com capacidade para abrigar até 120 pessoas.

No andar superior, está a parte mais impressionante do projeto, uma estrutura de dois andares com forma livre e que parece flutuar sobre a caixa. A área serve para as exposições que contam a história do alimento que dá nome ao edifício e é organizado como um Gabinete de Curiosidades, expressão usada para designar espaços onde, durante a época das grandes navegações, eram abrigadas coleções de objetos raros e bizarros do mundo animal, vegetal e mineral, além de criações humanas.

A arquitetura da área superior é surpreendente. Ao centro, um átrio abriga peças suspensas que são rodeadas por uma escada circular que contar a organicidade do prédio e dá para os quadros da parede, decorada com mais itens que contam a história do pão. Uma disposição visual que coloca em evidência os 1200 objetos retratadas e que datam de 9mil anos.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura