Notícias

20/10/2017

Edifício de Universidade norueguesa é quebra-cabeça oxidável

Recém-inaugurado na cidade de Bergen, na Noruega, o prédio da nova Faculdade de Arte, Música e Design (KMD), da Universidade de Bergen, tem chamado a atenção dos visitantes. A beleza de sua arquitetura está no fato de as superfícies da construção serem formadas por placas de alumínio que se juntam e formam uma espécie de quebra-cabeças em profundidade, largura e comprimento. Além do impressionante efeito causado por esse material diante da iluminação natural da cidade, o tempo fará com que ele oxide e ganhe novas cores e texturas, otimizando ainda mais a sua beleza.

Com 14.800m², o novo edifício já é o segundo maior prédio cultural da cidade, apenas menor que uma sala de concertos. Quem passa por ele, encontra um ambiente projetado para promover a criatividade em cursos e oficinas, mas que também foi pensando para suportar os equipamentos pesados e atividades intensas necessários para a realização dessas atividades tão comuns em faculdades de arte.

Assinado pelo escritório de arquitetura norueguês snøhetta, o edifício foi projetado com materiais sustentáveis que irão suportar as condições adversas do inverno norueguês para que sua vida útil seja mais longa. No entanto, as placas externas foram feitas de alumínio exatamente por esse material oxidar com mais facilidade e provocar no espaço um efeito que irá surpreender ainda mais a comunidade acadêmica e os visitantes.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura