Notícias

30/10/2017

Zaha Hadid projeta edifício futurista no meio do deserto

No meio da paisagem desértica próxima à cidade de Riyadh, na Arábia Saudita, um prédio futurista de 70mil m² emerge cristalino. Sua arquitetura é composta por formas hexagonais que crescem como células vivas, conectando-se e criando estruturas geométricas únicas. O resultado é um cenário marcado pelo contraste entre tecnologia e inospitalidade, entre as criações humanas e a natureza crua, entre a grandiosidade e o isolamento.

O edifício, recém-aberto ao público, é o KAPSARC (King Abdullah Petroleum Studies and Research Center ou Centro de Estudos e Pesquisas do Petróleo Rei Abdullah, em tradução livre), projetado pelo renomado escritório Zaha Hadid Architects. O prédio abriga uma instituição sem fins lucrativos que irá se dedicar a pesquisas sobre fontes de energia, sobretudo sobre o petróleo, que auxiliarão na criação de novas políticas públicas da área.

O edifício de 70mil m² é um campus com cinco principais prédios: o Centro de Conhecimento Energético, o Centro Computacional de Energia, o Centro de Conferências (onde estão salas de exposições e um auditório com capacidade de receber até 300 pessoas), a Biblioteca de Pesquisa e o Musalla, um espaço de oração.

Os cinco edifícios são conectados a um átrio central, onde se encontra um conjunto de colunas de aço. Embora apresentem a linguagem arquitetônica comum, os espaços de cada um desses prédios têm tamanhos e formas específicos, eleitos de acordo com o seu uso.

A cor de todo o edifício também a mesma, uma paleta branca e neutra, eleita estrategicamente para refletir a luz desértica e não acumular calor. Aliás, quando o assunto são as soluções usadas para contornar os desafios climáticos da região, também merecem serem mencionados os coletores de vento integrados nos telhados, responsáveis por capturar as correntes de vento que vêm de regiões ao norte e resfriando cada pátio.

Futurista, a construção também possui uma série de soluções para respeitar o meio ambiente. Durante as obras, 30% do material usado foi reciclado e 40%, proveniente de um raio de até 800km para evitar gastos com transporte. Os telhados possuem um sistema fotovoltaico com capacidade de transformar a luz solar em até 5.000MWh/ano. Toda a água usada é reutilizada no próprio local e a que vai no sistema de irrigação é proveniente de fontes não-potáveis.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura