Notícias

08/05/2014

Veja em detalhes o projeto da nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo

A proposta de David Chipperfield Architects foi escolhida vencedora da competição para a nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo. Elogiada pelo júri por sua "leveza e abertura", a proposta de vidro e pedra de Chipperfield busca "transmitir dignidade" e incorporar os ideais do Prêmio Nobel, servindo, assim, de inspiração para as futuras gerações.

“O Prêmio Nobel poder ser considerado o maior prêmio mundial concedido pela excelência nas realizações humanas no campo das ciências, literatura e paz. Desde 1901, quando os primeiros prêmios foram indicados, o Prêmio Nobel tem sido associado à integridade, autonomia e liberdade, fomentando os ideais de um mundo justo e pacífico", descreveu Chipperfield.

“O novo Centro Nobel - "Nobelhuset" - é um ponto de partida não apenas para a consolidar seu admirável passado em um lugar, mas para construir uma fundação a partir da qual podemos nos mover em direção a uma nova era de abertura e sensibilização. Uma era na qual as realizações do Prêmio Nobel e seus ideais não estão apenas preservados e disponíveis para historiadores, mas se tornam uma fonte ativa e vívida de inspiração para as futuras gerações, encorajando-as a não desistir da esperança e da crença de que as conquistas humanas podem contribuir para um mundo melhor."

Situado isoladamente na orla de Blasieholmen, no centro de Estocolmo, o novo edifício servirá como primeiro lar do Prêmio Nobel e transformará a área em um destino predominantemente cultural.

Dentro do "limitado volume" do edifício haverá um auditório, um museu, instalações para conferências, escritórios, uma biblioteca, um restaurante, um café/bar e uma loja. O auditório - “Nobelsalen", local onde acontecerão as premiações - será o elemento central do projeto, contando com uma impressionante vista panorâmica da cidade.

A circulação tem início no térreo, acompanhada por várias atividades do museu, passa pela biblioteca, pela área de conferências, pelo restaurante, escritórios e chegando ao auditório. Na porção sul do edifício haverá um novo jardim - “Nobel Trädgård” - que estabelecerá uma relação com o atual parque do National Museum, criando um "generoso espaço natural no centro da cidade."

Elementos transparentes e opacos, de vidro e pedra, envolverão a fachada respondendo aos programas internos. Dependendo da incidência de luz natural e das atividades internas, a estrutura externa parecerá "oscilar entre solidez e leveza, austeridade e ludicidade, fechamento e abertura, refletindo, assim, os valores do Prêmio Nobel entre a tradição e a modernidade, história e futuro."

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

bit.ly/1oc7ygG

Fonte: Archdaily