Notícias

09/11/2017

Expansão do Norton Museum terá primeiro jardim público projetado por Foster + Partners

O Norton Museum of Art em West Palm Beach, Flórida, apresentou o primeiro jardim público projetado por Foster + Partners como parte do projeto de expansão do museu que custará cerca de US$100 milhões. Com uma variedade de plantas sub-tropicais nativas e espaços de encontro, o jardim foi concebido como "um novo espaço de convívio para a população local".

"Desde o início, concebemos o projeto de expansão do Norton como uma oportunidade única para criar uma nova imagem do museu, que referencia o projeto original, proporcionando um espaço mais acolhedor e convidativo para as pessoas", comenta Sir Norman Foster.

"Em nosso masterplan, definir o sentido de lugar do Norton foi fundamental para nós - neste caso, a natureza subtropical exuberante da Flórida. Por isso, propusemos o edifício do museu dentro de um jardim, criando áreas abertas que recebem atividades artísticas e permitem que a programação do museu se estenda para foram do seu limite físico".

Inserido em um masterplan de mais de 25.000 metros quadrados, o novo complexo contará com uma série de pavilhões de inspiração Art Déco, que circundam um pátio central criando corredores sombreados que conectam os "jardins cobertos" ao longo do eixo sul do museu. A exuberante vegetação é responsável por configurar os espaços expositivos no interior dos jardins de Pamela e Robert B. Goergen, os quais irão abrigar 11 grandes obras de arte doadas à instituição pelo casal, incluindo obras contemporâneas de Keith Haring, George Rickey e Mark di Suervo.

Na área central, um grande gramado receberá a programação ao ar livre, como o"Art After Dark" entre outros eventos, apresentações e exposições. Inspirado no histórico ficus plantado na abertura do museu em 1941 (que será o elemento principal da nova entrada oeste do museu), a Foster + Partners também incluiu um "jardim maduro" com oitenta e duas árvores adultas, cujas copas irão se integrar imediatamente com a estrutura da cobertura curva da expansão.

Outros novos elementos serão inseridos no projeto, incluindo um novo pátio de acesso com um espelho d'água e uma monumental cobertura metálica semi reflexiva com 13 metros de balanço e outros 13 metros de altura. Uma abertura zenital aponta em direção ao histórico ficus de mais de 25 metros de altura.

Os novos espaços interiores, diretamente conectados ao jardim, incluem o Auditório da Fundação Stiller Family com capacidade para 210 pessoas; a sala Jane e Leonard Korman; e o restaurante Leonard e Evelyn Lauder, com um amplo espaço ao ar livre no terraço John e Marjorie McGraw. O Ruth e Carl Shapiro Great Hall, com mais de 300 metros quadrados e 13 metros de altura, conectará todos esses espaços, oferecendo áreas de convívio e relaxamento com um lounge, bar e café.

A expansão também inclui mais de 1100 metros quadrados de novas galerias para exposições temporárias e permanentes além do Centro de Educação William Randolph Hearst, que deverá duplicar a atual área de suas instalações. Outros projetos previstos no masterplan incluem a restauração de seis casas dos anos 1920 localizadas ao sul do jardim que servirão como estúdios para os artistas residentes além de abrir a sala do novo diretor.

O projeto, finalizado em junho deste ano, já está sendo construído. A previsão de abertura para público, é fevereiro de 2019.

Fonte: Archdaily