Notícias

17/11/2017

Sinuoso conjunto residencial na China dialoga com curvas da natureza

A província chinesa de Anhui, na região oriental do país, é conhecida por seu relevo bem característico com montanhas de diferentes tamanhos e estradas sinuosas. Convidado para criar um novo plano-piloto para ampliar o turismo na região, o escritório MAD architects projetou dez casas que, tal qual as montanhas ao seu redor, têm diferentes tamanhos e formas curvilíneas. O projeto é a fase inicial de um plano maior de expansão do turismo na aldeia de Huangshan, considerada um patrimônio da UNESCO. As estradas que interligam as residências também são marcadas por curvas, que acompanham o movimento ondular das montanhas.

A ideia, no entanto, não foi criar uma arquitetura que imite a natureza ao seu redor, mas construir prédios que, visualmente, fossem distribuídos de forma mais fluida pelo espaço, sem que existisse uma discrepância gritante entre suas formas e as da natureza. É como se a arquitetura fosse uma continuação da natureza.

Os espaços são bastante abertos, com amplas varandas, e buscam fazer com que o morador se conecte ao ambiente ao seu redor, com as plantações de chá e o rio Taiping. “Esperamos que os residentes não apenas olhem o cenário, mas se vejam nesse ambiente, que sua atenção seja trazida para dentro. Ao se observar, talvez alguém comece a notar um eu diferente do que o presente na cidade”, diz o arquiteto Ma Yansong, um dos profissionais responsáveis pelos projeto.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura