Notícias

22/11/2017

Centro cultural no México tem arquitetura geométrica

O Centro Cultural Teopanzolco foi criado pelo escritório Isaac Broid + Productora e é uma construção bastante geométrica com vista para a paisagem para o sítio arqueológico de Teopanzolco, área na qual os astecas fizeram história e que guarda valiosas memórias desse povo.

A arquitetura do edifício é caracterizada por dois grandes triângulos, um ao lado do outro, que criam auditórios ao ar livre. De um lado, o auditório dá para a cidade de Cuernavaca, no estado de Morelos; do outro, para a Zona Arqueológica em Cuernavaca. As construções funcionam assim como espaços de convivência e também como grandes observatórios para o espaço urbano e para áreas naturais.

Por ser geométrica e inclinada, a arquitetura fez com que a construção fosse mais integrada ao ambiente onde está inserida e não se caracterizasse como um bloco de concreto no meio do nada. A madeira da qual é recoberta, bem como os tons marrons, são responsáveis por intensificar ainda mais essa integração da construção no espaço.

Abaixo das áreas para observação do ambiente ao redor, há áreas administrativas e também de convivência, onde podem ser realizadas exposições, por exemplo. Num andar inferior, os visitantes podem acessar um grande teatro, construído para ser palco de peças e apresentações musicais e com uma acústica arquitetada exatamente para isso.

O edifício vem colecionando prêmios, como o American Architecture Prize 2017 e o CICA Award (International Committee of Architecture Critics). Entre seus reconhecimentos, está o julgamento de se tratar de um espaço onde o contemporâneo, marcado pelo geométrico, dialoga com o passado, representado pela localização ao lado do sítio arqueológico.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura