Notícias
Torre residencial mais alta no Reno francês terá fachada gradiente para enfatizar a altura
O prefeito de Strasbourg, na França, Roland Ries, anunciou o vencedor do concurso ao projeto arquitetônico para uma torre residencial. O terreno é localizado perto do rio Reno, dentro de Strasbourg, Presquile-Citadelle - bairro denso com baixas torres, não excedendo cinco pavimentos. O projeto vencedor por KCAP Architects & Planners e OSLO Architectes foi elogiado por sua sensibilidade contextual e relação formal com a Alemanha, que fica do outro lado do rio Reno.
Semelhante a grande parte do bairro à beira d'água, a fachada da torre residencial ganhadora é feita de tijolos. Enfatizando a altura de 57 metros, os tijolos formam um gradiente da base ao topo, cada vez mais claros em cada nível. Como outra ferramenta para enfatizar a altura, as aberturas na fachada crescem com o aumento da altura da torre.
A forma de construção é dividida em quatro volumes em cascata à medida que a planta transita do terreno triangular para um polígono mais regular. Ocupando cada uma dessas massas há uma tipologia de habitacional diferente. A base da torre possui moradias, no meio há uma variedade de apartamentos com terraços e vistas panorâmicas, enquanto os pisos superiores contêm dúplex. O projeto trará novas 73 unidades habitacionais ao bairro.
KCAP e OSLO estarão trabalhando com o empreendedor SAS-3B para submissão de permissão em junho de 2018, e o projeto completo deverá ser realizado em 2021.
Fonte: Archdaily