Notícias

30/11/2017

Projeto de torre em Taiwan foi pensado como um grande bairro vertical interconectado

O escritório liderado pela arquiteta Elizabeth de Portzamparc foi anunciado como vencedor de um concurso para construir a torre Taichung Intelligence Operation Center, em Taiwan. O projeto, que conta com um programa complexo que inclui um centro digital cultural, comércios, escritórios e restaurantes, foi desenvolvido em parceria com o escritório Ricky Liu & Associates, de Taiwan.

O Taichung Intelligence Operation Center foi criado como um bairro utilizado diariamente por milhares de pessoas. Segundo o escritório, a torre é a "primeira torre urbana de quarta geração, pensada como um grande bairro vertical interconectado, que integra todas as conexões urbanas e espaciais que se podem encontrar no nível do solo, na cidade, levando-os para seu interior."

O edifício se integra ao seu contexto e desenvolve uma relação estreita com o parque e com a cidade. O parque se estende para dentro da torre no nível térreo, entrando efetivamente do projeto. Passarelas em "fita" ligam os primeiros níveis, envolvem as árvores em um movimento ascendente e criam um conjunto orgânico que mistura natureza e arquitetura, quebrando a barreira tradicional entre interior e exterior, entre espaços privados e coletivos. O térreo transparente é aberto ao público, como um convite a descobrir as atividades propostas nos andares inferiores. As passarelas se prolongam simbolicamente na fachada, de modo a evitar uma ruptura visual entre o edifício e a cidade horizontal.

De acordo com a arquiteta, "a concepção das torres de 4ª geração visa promover a ideia de 'estar juntos', planejar e construir um futuro comum, criar condições propícias à emergência de um pensamento coletivo, graças à complementaridade entre a inteligência artificial e humana, essencial ao desenvolvimento das inovações de que nossa civilização tanto necessita no contexto atual."

Fonte: Archdaily