Notícias

01/12/2017

Projeto de sede do Banco Suíço tem fachada em vidro e lajes contínuas que parecem flutuar

Herzog & de Meuron, junto ao escritório local Favre & Guth, foram selecionados como vencedores da competição internacional para o projeto da nova sede global ao Banco privado Lombard Odier que será localizada em Bellevue, na Suíça, no Lago Genebra.

Em resposta ao tema da competição "One Roof" (uma cobertura), o projeto consiste em um único edifício em que todos os lados têm mesmo grau de importância, sem frente ou fundo óbvios. A proposta vencedora de Herzog & de Meuron consegue isso através de sua fachada em vidro e lajes contínuas suportadas por esbeltos pilares que parecem flutuar.

"Um bunker revestido de pedra não estaria de acordo com a imagem de um banco contemporâneo", disse o sócio fundador Pierre de Meuron. "Criamos um edifício transparente, elegante e escalonado. Como tal, sua arquitetura reflete a visão e os valores de Lombard Odier. A forma e a aparência do nosso projeto não é devido à preferência estética. Nossa intenção é permitir que todos os ocupantes da nova sede apreciem plenamente o envolvente ambiente natural".

Sobreposto em um terreno de 27.400 metros quadrados com vista para o Lago de Genebra, o prédio acomodará 2.600 funcionários, fornecendo-lhes estações de trabalho flexíveis e de alta tecnologia que permitirão ao Lombard Odier melhor servir e colaborar à seus clientes

"Fomos imediatamente atingidos pela atemporalidade, personalidade e integração do projeto em seu ambiente natural. O prédio será arejado e ficará maravilhoso visto do chão, do lago e do céu", comentou Patrick Odier, sócio-gerente sênior da Lombard Odier. "Tudo foi projetado para inspirar a criatividade e o trabalho em equipe através de um ambiente dinâmico e motivador. Nossos clientes se beneficiarão pelo excepcional local e de fácil acesso, que fornecerá todos os nossos serviços e conhecimentos sob um mesmo teto ".

"No centro de nossos valores sempre há o conceito de desenvolvimento sustentável, combinando considerações ambientais, sociais e econômicas", pontua Odier. "Este edifício integra perfeitamente essa preocupação. Em particular, atenderá aos mais altos padrões de desenvolvimento sustentável e empregará a mais eficiente tecnologia disponível, especialmente em termos de economia de energia. A qualidade das condições de trabalho será parte integrante deste ecossistema ".

O projeto está previsto para ser concluído até 2021.

Fonte: Archdaily