Notícias

08/12/2017

Extensão do aeroporto de Marselha terá áreas verdes internas e será totalmente iluminado por claraboias

O escritório Foster + Partners venceu o concurso de projeto para a extensão do aeroporto de Marselha, que aumentará a capacidade do terminal para 12 milhões de passageiros por ano. O projeto será desenvolvido em duas etapas e acrescentará um novo pavilhão central ao edifício existente - composto atualmente pela estrutura original dos anos 1960, projetada por Fernand Pouillon e uma extensão construída em 1992, de Richard Rogers - e uma nova plataforma de acesso às aeronaves.

A primeira fase do projeto, dedicada ao novo "coração" do edifício, consiste em um pavilhão de 22 metros de altura que pretende simplificar o fluxo de passageiros. Inspirando-se na estrutura original dos anos 60, o anexo contará com grandes claraboias e áreas verdes internas que contribuirão para um ambiente bastante iluminado e agradável.

"O aeroporto de Marselha cresceu muito e de forma incremental nos últimos 60 anos", afirmou Grant Brooker, chefe de estúdio da Foster + Partners. "Nosso objetivo é projetar um generoso pavilhão que reconecte todas as partes dos edifícios existentes, simplificando o fluxo de pessoas entre eles e criando um novo portal de acolhimento para a região. O novo terminal possui um terraço panorâmico com vista para o aeroporto e a paisagem natural, e é totalmente iluminado por claraboias, absorvendo a luz solar provençal e homenageando o arrojado espírito arquitetônico do edifício original de Fernand Pouillon."

"As interfaces entre os edifícios antigos e novos estão claramente articuladas, através de um portal distinto", acrescentou Foster + Partners em seu comunicado de imprensa. "Os espaços interiores fluem perfeitamente de um edifício para o outro, com um layout flexível que pode ser adaptado para os edifícios existentes".

Fonte: Archdaily