Notícias

13/05/2014

Vídeo mostra detalhes de edifício projetado por Zaha Hadid em Hong Kong

Com fachada sinuosa, marca registrada da arquiteta, Jockey Club Innovation Tower tem 15 andares e foi recentemente aberto

O escritório de Zaha Hadid divulgou na segunda-feira, dia 12, as imagens e o vídeo sobre o Jockey Club Innovation Tower (JCIT), edifício recentemente inaugurado em Hong Kong, na China. O edifício abriga a Faculdade Politécnica de Design de Hong Kong (PolyU) e o Jockey Club Design Institute for Social Innovation. A obra iniciou em outubro de 2010.

A área de 6,6 mil m² situada em um local estreito e irregular no lado nordeste do campus deu lugar à torre de 15 andares e 15 mil m² capaz de acomodar mais de 1.800 alunos e funcionários, com instalações para o ensino de design e inovação que incluem estúdios, laboratórios, oficinas, áreas de exposições, salas de aula multifuncionais, teatro e salão.

O projeto da torre pretende criar um ambiente multidisciplinar que busca ligar a variedade de programas dentro da universidade à faculdade de design. De acordo com os arquitetos o edifício também foi desenvolvido para se tornar um novo espaço urbano que enriquece a diversidade da vida universitária e expressa o dinamismo de uma instituição vanguardista.

A torre é ligada ao campo de futebol da universidade e ao coração do campus, encorajando as faculdades e escolas da universidade para que desenvolvam iniciativas multidisciplinares. Já a fachada curva do edifício é revestida por vidro para trazer transparência e conectividade, entre os vários grupos de aprendizagem.
O Jockey Club Charities Trust investiu 249 milhões de dólares de Hong Kong (HKD) para a construção do JCIT.

Engenharia

A empresa de engenharia Arup colaborou com o projeto de engenharia do edifício criado por Zaha Hadid. O BIM (Modelo de Informação da Construção) foi utilizado para a análise tridimensional do prédio durante todas as fases do planejamento.

Para a fundação da torre foram utilizadas grandes estacas para minimizar a compactação do solo, que poderia afetar edifícios adjacentes. A estrutura foi planejada para suportar grandes cargas, apesar da disposição inclinada da torre.

A construção do prédio incorporou recursos de energia importantes para a manutenção do edifício em longo prazo: torres de resfriamento evaporativo para a água, sensores de dióxido de carbono em instalações de ensino e escritórios e sistema de regulagem do fornecimento de ar fresco.

A torre conta com uma central de controle e monitoramento que gerencia toda a iluminação e equipamentos mecânicos. A unificação dos sistemas de controle foi criada para otimizar tempo e economizar energia.

Assista ao vídeo no link abaixo

ow.ly/wOmNY

Fonte: Revista AU