Notícias

18/12/2017

Reiulf Ramstad Arkitekter divulga proposta para biblioteca no subúrbio de Londres

O escritório Reiulf Ramstad Arkitekter divulgou sua proposta finalista de um recente concurso promovido pelo RIBA para uma biblioteca e espaço cívico para a região de Thamesmead, a sudeste de Londres.

O projeto envolve a orla fluvial, introduzindo um edifício escalonado que interage com a água de modo similar às antigas fábricas construídas em tijolo de East London ou aos palácios na margem superior do Tâmisa. Reflexos da água podem atravessar os fechamentos em vidro do edifício, conectando os usuários com o entorno.

"Ao considerar o contexto da nova biblioteca, ficamos fascinados pelo grande impacto que este lugar teve na imaginação dos londrinos e sua influência na maior contribuição da Inglaterra para a cultura humana - sua literatura", explicam os arquitetos do Reiulf Ramstad Arkitekter. "Esta região, onde o sudeste de Londres encontra os pântanos de Kent, e o rio Tamisa encontra os mares abertos sob a névoa, inspirou algumas das maiores obras de arte do país - o estuário do Tâmisa é a porta de entrada para o mundo como registrado por Turner e Canaletto, um lugar de mistério para a HG Wells, e o famoso local onde Magwitch, de Charles Dickens, é imaginado chegando em terra firme."

No interior do edifício, as prateleiras seriam dispostas no térreo e se elevariam até o segundo nível, o qual ofereceria perspectivas para o lago.

"A oportunidade de criar uma nova biblioteca neste lugar que já é abençoado com uma herança literária tão rica é excelente", acrescentaram os arquitetos. "De fato, o desafio é criar um bem cívico que também possa capturar algo desse caráter e estimular a imaginação de uma nova geração de moradores de Thamesmead."

Fonte: Archdaily