Notícias

11/01/2018

Nagasaki tem capela de madeira surpreendentemente simétrica

Baseando-se na geometria fractal, arquiteto japonês criou colunas que imitam as árvores do entorno.

Na cidade de Nagasaki, Japão, Yu Momoeda ergueu a “Agri-chapel”, uma capela que impressiona não só pelo minimalismo, mas pela simetria quase perfeita. Usando a chamada geometria fractal (que estuda objetos que quando divididos mantém exatamente o mesmo formato), o arquiteto criou uma estrutura de sustentação em madeira, que além de perfeitamente simétrica remete ao parque que fica no entorno do santuário.

Tudo começa com quatro pilares quadrados de 120 mm que, à medida que ascendem, se multiplicam em quantidade, mas diminuem em escala. Assim, a segunda camada da estrutura é composta por oito unidades de 90 mm, enquanto a camada final contém dezesseis pilares quadrados de 60 mm.

A progressão com peças cada vez mais finas cria uma estrutura forte, capaz de sustentar até 25 toneladas, mas que também é esteticamente marcante, fazendo referência clara à floresta que circunda o edifício, e leve o suficiente para garantir um espaço mais amplo e arejado na base da capela.

“Em Nagasaki há uma antiga e famosa capela gótica de madeira conhecida como "Ohura-Tenshudou". Esta capela não é apenas um ponto turístico famoso, mas um lugar admirado pelos os habitantes da cidade. Procuramos projetar este edifício como uma nova capela de estilo gótico”, resumiu Yu Momoeda, ao falar da inspiração para o projeto que transborda serenidade.

Fonte: Casa Vogue