Notícias

12/01/2018

Projeto de mercado de peixes em Omã foi pensado para homenagear a tradição local e convidar turistas

Unir o velho e o novo é o objetivo principal do novo projeto do Snøhetta em Omã.

À beira do Golfo de Omã, o mercado de peixes Muttrah Fish Market foi criado para servir como ponto focal para a comunidade ao mesmo tempo em que funcionar como um hub para a próspera indústria pesqueira local.

“Situado no coração de Muttrah, no maior porto de Omã, o novo mercado de peixe é uma homenagem ao passado e ao futuro de Omã. A cidade de Muttrah é conhecida por sua longa história de comércio, seu porto característico e tradições pesqueiras de longa data. Localizado perto do mercado de peixe original da cidade, construído em 1960, o novo mercado marca uma continuidade das tradições comerciais e de pesca da região, ao mesmo tempo que cumpre a necessidade de Omã de acomodar a crescente indústria turística do país”, o escritório conta na página oficial do projeto.

Com estrutura vazada e curva, o mercado possui quatro mil metros quadrados e espaços amplos.

“Visto de longe, pode-se observar como a parede curva se relaciona com a forma radial da rua e a área mais larga da baía, interagindo ela, expondo as escadas dos terraços do telhado nas aberturas ao longo da rua. Referenciando o antigo cais e a continuação da rua, o mercado de peixe define os limites do espaço público, interligando a cidade, as montanhas e o beira-mar”, completa.

Fonte: Casa Claudia Arquitetura