Notícias

16/01/2018

Construção do Studio Museum de Adjaye Associates é aprovada em Nova Iorque

O novo Studio Museum no bairro do Harlem, Nova Iorque, projetado pelo escritório Adjaye Associates, foi aprovado pelo conselho municipal e em breve terá suas obras iniciadas.

Substituindo o atual lar do museu, um edifício centenário que sofreu alterações pelo arquiteto J. Max Bond Jr. na década de 1980, o novo edifício localizado na 144 West 125th Street terá 36 metros de altura, colocando-se como um novo marco referencial na região.

A autorização do conselho define um limite construtivo de 7.785 m² de galerias, espaços comunitários e administrativos, incluindo salas de conferências, um café, uma loja de museu e mais do dobro de seu espaço atual para o programa de residências artísticas. Um grande auditório será construído no térreo, com galerias, espaços de depósito e escritórios entre o segundo e o sexto pavimentos. O edifício contará com um terraço na cobertura com vista para a região de Upper Manhattan.

Projetado em colaboração com Cooper Robertson, o partido do projeto foi influenciado pelas tradicionais paredes de pedra do bairro e pela geometria dos edifícios adjacentes. O museu visa receber a certificação LEED Silver.

"Acima de tudo, buscamos criar espaços que celebram o rico patrimônio da instituição, seu relacionamento com os artistas e seu papel como pilar da vida cultural do Harlem", disse David Adjaye em um comunicado de imprensa. "Inspirado pelo caráter arquitetônico do bairro e apresentando diversas escalas de espaços expositivos que confirmam as diferentes necessidades dos artistas contemporâneos, o projeto busca assegurar que o diálogo artístico permaneça vivo no coração do Museu."

O projeto de US$ 175 milhões está sendo financiado através de uma parceria público-privada. A construção está prevista para começar no segundo semestre deste ano, com conclusão prevista para 2021.

Fonte: Archdaily