Notícias

24/01/2018

Resort na Tailândia cria espaço para crianças usando bambu

Criado pelos arquitetos holandeses da 24H Architecture, o resort Soneva Kiri, localizado em Koh Kood, na Tailândia, se tornou referência em design e ecologia por seus edifícios em bambu.

O mais notável deles é o Centro de Atividade e Aprendizagem das Crianças. O local proporciona às crianças visitantes um vasto leque de atividades. O objetivo é elevar o nível de consciência ecológica dos pequenos.

Localizado em uma encosta rochosa próxima ao mar, a cúpula de bambu foi inspirada pelo formato de uma raia manta, com vistas magníficas. A estrutura e o telhado são feitos de bambu local. O interior foi feito a partir de plantações locais de eucalipto e vime.

A estrutura

Com 165 m2, o edifício possui um auditório/cinema, biblioteca com livros sobre permacultura e tradições locais, sala de artes e sala de música e moda. Assim, as crianças usam a criatividade enquanto aprendem.

Ao lado do hotel, foram colocados pufes para descanso e banheiro e o local ainda conta com uma cozinha equipada com horta, onde as crianças preparam seu próprio almoço com a ajuda de um chef especial.

O projeto adota todos os aspectos bioclimáticos para se adaptar ao ambiente tropical. O telhado avança até oito metros agindo como um grande guarda-chuva, fornecendo sombra e proteção. O projeto ainda permite um fluxo natural de ar no interior do ambiente e o uso de luz natural, limitando o consumo energético do edifício.

Fonte: Ciclo Vivo