Notícias
Centro de escritórios que parece flutuar será construído sobre um bunker da 2ª Guerra Mundial
O escritório dinamarquês Dorte Mandrup A/S foi anunciado como vencedor de um concurso para projetar o novo Centro Trilateral de Parceria do Patrimônio Mundial de Wadden, em um local naval histórico da UNESCO em Wilhelmshaven, na Alemanha. Selecionado de 14 propostas, a vencedora aparentemente flutua no topo de um bunker existente da Segunda Guerra Mundial e abrigará os escritórios de uma empresa conjunta dinamarquesa, alemã e holandesa trabalhando para proteger a área do Mar de Wadden.
Em meados da década de 1850, esta área do Mar de Wadden - um amplo ecossistema intertidal de águas rasas, zonas úmidas e planaltos de maré que fornecem um habitat-chave para aves migratórias - foi lentamente transformado em um porto naval. Após a Segunda Guerra Mundial, o local foi desmantelado e desde então serviu funções superficiais para a Marinha alemã. À medida que a área de conservação foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2009, o conceito limita a quantidade de terra e os recursos utilizados pelo desenvolvimento de uma das poucas estruturas imutáveis remanescentes do terreno.
"Depois de estudar o contexto local, decidimos integrar o bunker pesado no novo edifício", explica Dorte Mandrup. "Esta aplicação prática e estética dá lugar ao bunker para atuar como base de construção para o que à noite se torna um farol brilhante e aberto para a área".
A adição de quatro pavimentos é dividida em dois andares de escritórios, um piso de reunião / conferência, e um piso técnico com espaço adicional, bem como espaços comuns que também possuem um terraço protegido com vista para o litoral do Mar de Wadden. A fachada esmaltada se estenderá sobre o bunker existente, envolvendo a estrutura em uma única camada de vidro e proporcionando um espaço flexível para exposições, eventos e armazenamento de arquivos. A paisagem em torno do bunker será transformada em piscinas orgânicas para coletar água da chuva, oferecendo espaço de convívio público durante períodos secos.
A proposta de Dorte Mandrup destina-se a refletir seu contexto, já que a camada interior revestida da fachada de vidros duplos cria uma "reflexão poética em constante mudança" para espelhar a superfície rasa do Mar de Wadden. O volume se tornará um farol à noite, refletindo nas piscinas de águas pluviais circundantes, enquanto ilumina as fundações pesadas do patrimônio.
A empresa completou o Wade Sea Centre - uma exposição e instalações culturais em Ribe, Dinamarca - fevereiro passado, enquanto este verão marca o início da construção do Icefiord Center na Groenlândia em mais um sítio protegido pela UNESCO.
Fonte: ArchDaily