Notícias

28/02/2018

Novo museu Tretyakov contará com cores e diferentes materiais para estabelecer conexões com o rio de Moscou

O Office for Metropolitan Architecture (OMA), apresentou as primeiras imagens do projeto de renovação da Galeria New Tretyakov em Krymsky Val, em Moscou. Conduzido por seu principal arquiteto, Rem Koolhaas, o esquema que pretende ampliar a acessibilidade e a visibilidade dos quatro setores da galeria, fará uso de cor e de diferentes materiais para criar uma nova identidade visual e estabelecer novas e importantes conexões com o espaço aberto para o rio de Moscou.

O novo Tretyakov é o maior museu construído na Rússia, contando com uma das maiores e mais importantes coleções mundiais de arte russa, incluindo trabalhos de Malevich, Kandinsky, Chagall e artistas soviéticos como Aleksandr Deyneka e Vera Mukhina. O edifício original foi projetado em 1964 por N.P. Sukoyan e Y.N. Sheverdyaev, e sua construção foi concluída em 1983, com uma área total de mais dede 61mil metros quadrados. Desde então, várias alterações e adições foram sendo incorporadas, resultando na fragmentação dos grandes espaços expositivos por longos corredores e aglomerações de distintas áreas de apoio.

O esquema proposto pelo OMA irá reorganizar o complexo em quatro setores: armazenamento de arte, centro de educação, coleção e o novo Festival Hall. Cada setor contará com sua própria identidade visual, conectados à diferentes caminhos públicos ao longo do rio Moscou. Novas aberturas resultantes de recortes na fachada do edifício conectarão os espaços interiores com a cidade a céu aberto.

"Nossa proposta é repensar um novo Tretyakov, focando em como melhorar sua infraestrutura espacial e eliminar suas as peças disfuncionais", disse Rem Koolhaas. "Também eliminamos a separação entre o espaço do museu e a casa do artista, removendo uma série de paredes para ampliar os espaços e torná-los mais visíveis e acessíveis. Devido à suas dimensões colossais, é quase impossível considerá-lo como um espaço homogêneo; são inúmeras as intervenções de modernização propostas que seriam impossíveis de abordar nos tempos soviéticos, como escadas rolantes, circulações mais eficientes e áreas de serviço e apoio para a operação do museu".

A Galeria do novo Tretyakov é o terceiro projeto no âmbito cultural desenvolvido pelo OMA / AMO na Rússia, seguindo o estudo para o Museu Hermitage em São Petersburgo e o projeto do Museu Garage de Arte Contemporânea em Moscou.

Fonte: Archdaily