Notícias

06/03/2018

Fundação Prada inaugura novo edifício em Milão

O último dos três edifícios que compõe o complexo arquitetônico da Fundação Pradaacaba de ficar pronto. O projeto, assinado por Rem Koolhaas, com Chris van Duijn e Federico Pompignoli, do escritório OMA., traz janelas amplas e recortes geométricos e tem tudo para se tornar um marco para a Fundação italiana e será aberto ao público no dia 20 de Abril, durante o Salão de Móvel de Milão 2018.

O edifício de concreto branco tem 60 metros de altura e aparece como o toque de modernidade que faltava para o projeto que a Prada começou em 2015. A transformação de uma destilaria que remonta a 1910 ganhou agora um prédio nove andares, seis dos quais são espaços expositivos e vão abrigar obras da Prada Collection, que incluem principalmente artistas dos séculos XX e XXI.

Os outros três níveis do edifício são ocupados por um restaurante e outras instalações para visitantes. Isso sem contar com o terraço panorâmico de 160 m² que hospeda um bar no último piso do prédio.

Brincando com as dimesões do espaço e da altura e também com a orientação dos ambientes, o projeto é composto por andares bastante diferentes entre si. Metade deles, por exemplo, são retangulares, enquanto a outra metade exibe a forma de um trapézio. O pé direito, também varia, aumentando de baixo para cima, passando de 2,7 metros no primeiro andar para 8 metros no nível superior.

Um mix que gera uma interessante geometria irregular e traz para a Torre uma fachada múltipla, que muda surpreendetemente de aparência de acordo com o ângulo que é vista. Como explica Rem Koolhaas: "Ao introduzir tantas variáveis espaciais, a complexidade da arquitetura promoverá uma programação instável e aberta".

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura