Notícias

12/03/2018

Catedral nacional de Gana deve homenagear a cultura do país e ter auditório com capacidade para 5 mil pessoas

Sir David Adjaye, arquiteto britânico nascido na Tanzânia, deve assinar mais um grande projeto. Depois do premiado Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washignton, ele será o responssável pela nova Catedral Nacional de Gana, anunciada durante as celebrações dos 61 anos de independência do país.

Pensada para ser uma representação física de união, harmonia e espirítualidade, é esperado que a Catedral Nacional assinada pelo Adjaye Associatesse torne-se uma o marco cerimonial da nação - no qual todas as religiões serão bem-vindas para se reunir e celebrar.

"A Catedral preencherá o elo perdido na arquitetura de nossa nação, fornecendo uma Igreja de propósito nacional. Será uma casa de adoração e oração inter-denominacional e também servirá de palco para eventos de estado de natureza religiosa, como inaugurações presidenciais, funerais estaduais e serviços nacionais de ação de graças ", explicou Nana Akufo-Addo, presidênte de Gana.

A Catedral ficará em um terreno de cerca de 6 hectares próximo ao cemitério Osu e vai abrigar uma série de capelas impressionantes, um batistério, um auditório com capacidade para 5.000 pessoas, uma escola de música e uma galeria de arte, além de espaços comerciais e do primeiro Museu da Bíblia do continente africano.

"É uma honra imensa ter a oportunidade de contribuir com algo desta escala no continete africano. Procurei elaborar um edifício que não só entenda sua paisagem, mas que seja exclusivo de Accra e da Nação de Gana ", afirmou David Adjaye ao comentar o projeto

O arquiteto e sua equipe ainda tomaram o cuidado de trabalhar em parceria com artista ganenses e de outros países da áfrica no desenvolvimento dos móveis e dos adorno da decoração.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura