Notícias

20/03/2018

Zaha Hadid Architects se inspira em gotas d´água para projetar o Central Hub EAU

O escritório Zaha Hadid Architects venceu um concurso internacional de projeto para o Central Hub de Aljada, um plano-piloto para a cidade de Sharjah nos Emirados Árabes Unidos. Considerada a "capital cultural do mundo árabe", Sharjah receberá a marca inconfundível de ZHA, com seus projetos fluidos e curvos.

A visão de ZHA para o projeto procura conceituar o momento em que as gotas de água atingem a superfície da Terra. Este conceito é manifestado através de uma série de edificações elípticas, esculpidas para canalizar os ventos predominantes nos espaços públicos durante os quentes verões dos Emirados Árabes Unidos. Esses espaços cívicos estão inundados de recursos relacionados à áqua irrigados pela reutilização da chuva, enquanto as coberturas criam um microclima para jardins que, por sua vez, abrigam espécies de plantas nativas.

O projeto de 170,000m² significará uma peça central para o plano-diretor projetado pela ARADA, composto por mais de 2 milhões de metros quadrados, com um orçamento de 6.5 bilhões de dólares. Situado no coração de Sharjah, o plano-diretor busca adotar uma abordagem centrada no ser humano, priorizando a capacidade de caminhar pelos espaços verdes. O projeto responde a essa aspiração, integrando uma "zona de atividades múltiplas, um mercado de alimentos que mostra iguarias caseiras e espaços de eventos ao ar livre".

"Zaha Hadid Architects é mundialmente conhecida pelo design urbano voltado para o futuro e para a transformação. Embora todas as empresas desse concurso apresentaram excelentes projetos, a abordagem integrada de Zaha Hadid Architects combinou nossa visão para a Central da Aljada como um destino interconectado - afirmou Sheikh Sultan bin Ahmed Al Qasimi, presidente da ARADA."

O desenvolvimento da Aljada será entregue em fases, a partir de 2019, com todo o projeto a ser concluído até 2025.

Fonte: Archdaily