Notícias

26/03/2018

Masterplan sustentável irá transformar zona industrial de Paris

Skidmore, Owings and Merrill (SOM), com sede em Chicago, ganhou uma competição internacional para o projeto de um distrito urbano em Charenton-Bercy, na extremidade leste de Paris. Trabalhando com uma equipe de urbanistas, paisagistas e grupos de pesquisa comunitários, SOM propôs uma paisagem urbana altamente conectada, incorporando uma torre de eficiência energética de 180 metros, e uma rotunda contemporânea servindo como centro de realidade virtual.

Onde anteriormente era uma zona industrial limitada por trilhos ferroviários de alta velocidade, rodovias e o rio Sena, a estratégia urbana liderada por SOM prevê um vibrante bairro de uso misto formando uma porta de entrada para o leste de Paris. Uma variedade de opções para todas as idades, centros de compras e lazer, além de uma nova escola primária, todos aludem ao objetivo do SOM de criar um dos primeiros distritos urbanos com o certificado WELL Community Standard.

Da mesma forma, diretrizes de sustentabilidade incluirão a reutilização de águas cinzentas, a coleta de água da chuva e uma rede elétrica inteligente. Um terço do terreno é reservado para espaços verdes, incluindo uma "ponte jardim" suspensa sobre trilhos de trem existentes. O investidor comprometeu-se a plantar uma árvore no terreno por unidade residencial, que no momento são 1000.

“No roteiro do plano diretor, vimos nosso papel em trazer uma nova perspectiva do ponto de vista internacional, refinada em estreita colaboração com nossa equipe local para garantir uma integração sensível dentro da comunidade existente.” - Daniel Ringelstein, Diretor, SOM.

No centro do plano diretor, de 360.000 metros quadrados, há uma torre com 180 metros de altura que contém espaços residenciais, lojas e hotel. Com uma agenda altamente sustentável com 5000 metros quadrados de espaço verde interior, a torre procura criar um novo modo de vida para a capital francesa, com apartamentos de estilo loft que se voltam para jardins suspensos. A torre integra-se sensivelmente ao empreendimento no térreo, com uma nova praça voltada para a interação pública em escala humana.

“Como parte de uma estratégia ambiental mais ampla, a torre de Charenton-Bercy se tornará um dos edifícios mais sustentáveis da Europa.” - Yasemin Kologlu, Diretor Associado, SOM.

Em diálogo com a torre residencial, um edifício circular com estrutura de madeira será o foco de um novo centro digital para o leste de Paris. Em resposta ao seu contexto de 360 graus, a rotunda é erguida em dois lados para formar um pátio público com vista para o rio Sena, enquanto uma fachada interativa alude ao mundo da realidade virtual no interior.

Fonte: Archdaily