Notícias

27/03/2018

Projeto de templo tem como referência a arte da tecelagem

Na capital de Papua-Nova Guiné, Porto Moresby, durante o Ano Novo Bahá'í, uma celebração foi realizada no local que, no futuro, ficará o próximo templo da religião. A fé Bahá'í enfatiza a união espiritual de toda a humanidade – defendendo que os líderes de todas as outras religiões são mensageiros de uma mesma fé.

Com o desafio de buscar um tema de apelo universal, em um país com mais de 700 grupos culturais distintos, os arquitetos, Henry Lape e Saeed Granfar, usaram como referência para o projeto a arte da tecelagem - comparando o tradicional ofício ao processo de construção do templo. A ideia é que, como na técnica, neste projeto, filamentos individuais serão unidos para criar um objeto mais forte que é a soma harmônica de suas partes.

“Na vida tradicional das aldeias, que permanece viva e vibrante na Papua Nova Guiné hoje, e em famílias urbanas, tecidos e objetos são encontrados em abundância. É uma imagem que ressoa intimamente com "lar" para muitos de nós, uma forma de arte funcional e inerentemente bela com a qual interagimos diariamente”, explicam os arquitetos ao falar de sua inspiração.

O projeto prevê um espaço que terá capacidade para 350 pessoas e conta com nove entradas laterais e uma forma arredondada, seguindo a tradição dos templos bahá'ís. Quando ficar pronta, a Casa de Adoração de Papua-Nova Guiné se une a outros nove templos existentes no mundo. Sendo um deles um premiado projeto em forma de flor que fica em Santiago, no Chile.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura