Notícias

13/04/2018

4 visões sobre por que a acústica é essencial para a boa arquitetura

Qual é o papel da acústica no trabalho dos principais escritórios de arquitetura? Em fevereiro deste ano, reSITE e MAAT, em colaboração com a Meyer Sound, realizaram o RESONATE: Thinking Sound and Space, uma conferência focada exclusivamente na relação entre arquitetura e som.

Elizabeth Diller do Diller Scofidio + Renfro, Kjetil Trædal Thorsen do Snøhetta, Michael Jones de Foster + Partners, fundadores do Meyer Sound, e o pioneiro da arte sonora, Bernhard Leitner, conversaram com o reSITE e o Canal 180 no Museu MAAT em Lisboa, Portugal. Abaixo estão os 4 episódios da série, onde eles discutem o papel do som na criação de espaços culturais e salas de concerto e a mudança do papel do arquiteto em uma era de especializações:

Elizabeth Diller, Sócia Fundadora do Diller Scofidio + Renfro



"Como arquiteto, você realmente quer ser o condutor de todo o conteúdo."

Elizabeth Diller, sócia fundadora do Diller Scofidio + Renfro, elucida a importância do som na arquitetura e o papel em evolução do arquiteto em um mundo cada vez mais multidisciplinar.

Kjetil Trædal Thorsen, Sócio Fundador e Arquiteto do Snøhetta



"Arquitetura, em várias maneiras, é a arte das preposições."

Kjetil Trædal Thorsen, sócio fundador e arquiteto do Snøhetta, enfatiza a importância da “transposição” em um mundo cada vez mais especializado para garantir que a arquitetura permaneça colaborativa e interdisciplinar. Kjetil também incentiva o uso de todos os sentidos, especialmente o som, em seu trabalho.

Foster + Partners e Meyer Sound



"Podemos criar espaços que levarão as pessoas a ambientes que elas nunca experimentaram antes..."

Neste episódio, Michael Jones, sócio sênior da Foster + Partners, sediada em Londres, fundadores da Meyer Sound John e Helen Meyer e engenheiro sênior e diretor de projetos da Meyer Sound, John Pellowe, discutem aspectos da acústica. Michael Jones investiga os desafios de projetar o prédio da Bloomberg, enquanto os especialistas da Meyer Sound explicam a “arquitetura invisível” do Constellation Acoustic System.

Bernhard Leitner



"Para mim, o som é um material de construção."

O artista austríaco Bernhard Leitner fala sobre seus espaços sonoros com o reSITE e o Canal 180 no RESONATE. Utilizando o “vocabulário do som”, Leitner discute como ele usa o som para definir o espaço e criar mundos completamente novos.

Fonte: Archdaily