Notícias

04/05/2018

Projeto do Museu Nacional do Qatar faz o visitante se sentir imerso no deserto e no mar

Novas imagens do Museu Nacional do Qatar, projetado por Jean Nouvel, foram divulgadas, mostrando o andamento das obras e os preparativos para a inauguração do edifício em dezembro deste ano. O projeto tem inspiração na rosa do deserto, uma formação mineral cristalizada, e busca criar um diálogo entre a forma fluida do museu e os objetos históricos que ele exibirá. De acordo com um recente comunicado de imprensa, o projeto “dará voz ao patrimônio do Qatar ao passo que celebra seu futuro."

O Museu Nacional do Catar procura redefinir o papel das instituições culturais, fazendo com que o visitante passe de espectador a participante. Quando concluído, o museu terá 21.000 metros quadrados de galerias de exposições permanentes e temporárias, um auditório para 220 pessoas, um fórum de 70 lugares, um centro de pesquisa de patrimônio, laboratórios de conservação, depósitos e escritórios. além de dois cafés, um restaurante e uma loja.

O museu está sendo construído em torno do palácio do ex-emir do Catar, o Xeique Abdullah bin Jassim Al Thani, um dos pontos mais famosos de Doha. O palácio foi recentemente restaurado e convertido em espaço expositivo, promovendo um diálogo entre o passado e o futuro.

Um dos aspectos mais importantes no processo de projeto do museu é o desejo de fazer com que o visitante se sinta imerso no deserto e no mar, potencializando o impacto dos artefatos históricos em exposição. De acordo com Jean Nouvel, a estrutura intertravada do projeto, de aço, vidro e concreto, lembra a “pétala da rosa do deserto, uma formação mineral de areia cristalizada encontrada na camada salgada logo abaixo da superfície do deserto”.

De acordo com o escritório Jean Nouvel, "o museu tratá uma conscientização que só poderia ser alcançada, experimentada, após meses no deserto, em busca das particularidades que escapam ao nosso alcance, exceto quando os caprichos do Tempo e da Natureza permitirem ... de lá você partirá para o deserto e retornará trazendo de volta alguns tesouros: imagens que permanecerão gravadas para sempre na sua memória".

Fonte: ArchDaily