Notícias

21/05/2018

Hub tecnológico será parque caminhável mesclando espaços corporativos e infraestrutura verde

O escritório Morphosis divulgou detalhes de seu masterplan vencedor do concurso para a Unicorn Island em Chengdu, China. Vencendo juntamente com outras três propostas, o projeto do Morphosis foi elogiado por seu “parque caminhável que mescla espaços corporativos, infraestrutura verde e estilo de vida saudável” para oferecer as condições ideais para que grandes e pequenas empresas prosperem naquela região.

À medida que a economia chinesa transita de um sistema baseado na produção para outro impulsionado por serviços, o plano diretor da Unicorn Island é uma iniciativa encomendada pelo governo de Chengdu para oferecer recursos e redes de última geração tanto para empresas iniciantes como para empresas chamadas "unicórnios", com um valor de mercado estimado em mais de um bilhão de dólares americanos.

Abrangendo uma área de 67 hectares, o projeto do Morphosis foi concebido como um distrito caminhável no centro da cidade e perto da estação ferroviária central. Localizado em Xing Long Lake, o projeto pretende contribuir com o skyline de Chengdu e criar uma “identidade para a emergente comunidade de startups na China."

A proposta foca em uma abordagem de uso misto, compreendendo uma mistura de edifícios residenciais de alto padrão, áreas de lazer e espaço corporativos. O masterplan se organiza em quatro bairros, cada um respondendo a um estágio diferente de desenvolvimento para uma empresa "unicórnio" bem sucedida. Cada um dos quatro bairros oferece espaços de escritório flexíveis, centros de recursos compartilhados e postos satélite das principais universidades de Chengdu.

Além de oferecer equipamentos de ponta, o projeto tem alto valor simbólico e representa uma afirmação de Chengdu em busca de se tornar um centro tecnológico de nível mundial.

Via: Morphosis

Fonte: Archdaily