Notícias

22/05/2018

Musée de la Romanité propõe um diálogo entre a arquitetura antiga e contemporânea

Localizado em Nîmes, conhecida como a Roma francesa, o Musée de la Romanité, assinado pela arquiteta, urbanista e designer brasileira Elizabeth de Portzamparc, será inaugurado no próximo dia 2 de junho. Apresentando 25 mil peças da coleção arqueológica da cidade, o museu possui estrutura arquitetônica contemporânea, projeto que venceu, em 2012, o concurso internacional promovido para se criar o centro cultural.

O edifício de mais de 9 mil m² foi criado com uma proposta de oposição e complementaridade com a histórica Arena de Nîmes, um anfiteatro inaugurado em 27 a.C, durante o Império Romano, e remodelado em 1863 para receber touradas.

Pensando nisso, Elizabeth criou para Musée de la Romanité uma fachada, com superfície de 2.500 m², composta por aproximadamente 7 mil lâminas de vidro serigrafadas, que funciona como um espelho para arena, refletindo não só a imagem da construção, como também o diálogo entre o contemporâneo e a antiguidade.

Uma grande rua interna, que se pode atravessar mesmo quando o museu está fechado, liga sua praça à um jardim arqueológico, pensado como um museu vegetal, seguindo os vestígios das ruínas romanas. Neste caminho, um átrio de 17 metros de altura revela uma cenografia que mostra fragmentos da história de Nîmes e das peças raras expostas, selecionadas cuidadosamente por Elizabeth e sua equipe, levando os visitantes a descobrir o museu. Grandes rampas em espiral ligam o percurso ao ponto final: um terraço com vista panorâmica da cidade de Nîmes.

Fonte: Casa Claudia