Notícias

24/05/2018

Árvore de 100 anos é estrutura para hotel na França

Composto por casas em meio à floresta, o Hotel Château de Raray ganhou cabine inspirada em um ninho de pássaro

Criada em 2017 para integrar a Cabanes des Grands Chanês – uma das áreas do hotel Château de Raray, ao norte da França -, a nova cabine Origin possui design diferenciado em um conjunto de estruturas únicas: ripas de madeira somadas a um carvalho centenário.

Cada escolha feita pelo Atelier Lavit, estúdio de arquitetura e design parisiense responsável pelo projeto, resultou numa atmosfera relaxante e inusitada na qual prentendiam inserir os hóspedes. A experiência foi elaborada para envolvê-los desde o momento de acesso à cabine, uma vez que o percurso inicial se dá por uma passarela suspensa a 10 metros do solo em meio às copas das árvores.

Com a organização de cada elemento, a forma resultante aproximou-se muito a de um ninho de pássaro. A volumetria octogonal foi conformada pelas ripas de madeira que se interceptam em ângulos oblíquos, permitindo maior suporte de carga e racionalização no processo de montagem. O carvalho funciona como um pilar central robusto, no qual todo o restante das estruturas se apoiam.

No espaço interno de 23 metros quadrados, os ambientes dispõem-se ao redor deste eixo e são acessados através do pequeno corredor de circulação em frente à passarela. A cabine foi dividida em sala de estar e suíte, e possui área externa bem equipada para banho, além do terraço superior com vista em 360 graus.

Piso, teto e mobiliários foram concebidos em madeira clara para uniformizar os ambientes e causar a sensação de amplitude, sendo que estes elementos se fazem como extensão dos fechamentos verticais. Esta técnica resultou em um jogo de formas geométricas bem posicionadas.

As paredes também foram revestidas do mesmo acabamento, porém com a predominâcia de grandes chapas de vidro, maximizando o contato com a vegetação e a luz natural. O terraço superior é acessado pela escada junto à árvore.

Fonte: ARCOweb