Notícias
Projeto do Centre Pompidou de Bruxelas em antiga fábrica de carros destaca os elementos icônicos da arquitetura existente
Os escritórios noAarchitecten, EM2N e Sergison Bates venceram o concurso internacional com proposta chamada A Stage for Brussels. Escolhida por um júri liderado pelo arquiteto suíço Roger Diener, ela destaca todos os elementos icônicos da arquitetura existente e integra totalmente o Kanal - Centre Pompidou no contexto urbano.
O projeto reformula o complexo modernista de 16.500 metros quadrados, projetado em 1930 pelos arquitetos belgas Alexis Dumont e Marcel Van Goethem, em colaboração com o arquiteto francês Maurice-Jacques Ravazé, e que funcionava como uma fábrica de automóveis. Feito em sua maioria de vidro, aço e concreto, teve como premissas: abertura, transparência, flexibilidade, horizontalidade, funcionalidade e iluminação.
O edifício está localizado no centro histórico de Bruxelas e no coração da Área do Canal, em um eixo que corta a cidade de norte a sul. O programa do Kanal Centre Pompidou compreende o Museu de Arte Moderna e Contemporânea e o Centro de Arquitetura da Fundação Civa, além de espaços de arte pública.
De acordo com os arquitetos vencedores da competição, o centro foi concebido como um "local de intercâmbio acolhedor, animado e dinâmico. Um lugar que convida todos os moradores de Bruxelas a se sentirem em casa".
O partido tomado no projeto foi despir o prédio industrial da década de 1930 para inserir três novos volumes. "Em vez de um gesto espetacular, nossa proposta oferece uma atitude de otimismo radical: crítica, receptiva, dedicada e precisa", comentou a equipe vencedora em comunicado.
A fachada envidraçada de 21 metros de altura do antigo showroom de carros, voltada para o canal, se tornará uma vitrine para o novo Pompidou, abrigando instalações, performances e concertos. O interior do edifício é cortado por uma rua transversal que dá acesso aos três grandes volumes propostos.
Os arquitetos deram enfase à sustentabilidade no projeto arquitetônico, limitando o uso de novos materiais e buscando soluções no ambiente próximo para suprir as necessidades térmicas e gerar conforto climático.
A construção deverá começar em 2019 e tem previsão de abertura em 2022. Também está previsto um programa de exposições de arte e arquitetura nos 13 meses que antecedem o início das obras, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar o local em seu estado bruto.
Fonte: Arcoweb