Notícias

30/05/2018

Conjunto de alojamentos em clube de golfe se integram com a paisagem e os equipamentos para a prática do esporte

A simplicidade da proposta da dupla de engenheiros Filippo Burelli e Giacomo Borta, do estúdio Uppercut, segue critérios de inovação em um sistema pré-fabricado que reduz o tempo de produção e o consumo de energia durante e após a construção. Conjunto de quatro edifícios destinados à recepção de hóspedes e cercado por vegetação protegida, o The Lodge está localizado em Fagagna (Udine), dentro do Udine Golf Club, mais recente aquisição do Hotel & Resort Villaverde. As unidades podem acomodar desde um casal de hóspedes até oito pessoas com conforto.

Os prismas retangulares estão suspensos sobre o solo de forma escalonada, orientados de leste a oeste. Caratcterizados por grandes janelas que se abrem diretamente para o campo de golfe, a poente, os edifícios distinguem-se pela versatilidade de utilização e pelo design minimalista, capaz de se integrar perfeitamente com a paisagem e dialogar com os demais equipamentos do clube.

Os quatro volumes se caracterizam por um desenho minimalista, que corresponde basicamente à solução estrutural, simples e inspirada em critérios de produção e construção ágil. Os sistemas de estruturas de aço foram projetados e pré-fabricados com o objetivo de reduzir a um tempo mínimo de construção, que foi de apenas nove meses. O processo de design foi desenvolvido em uma plataforma BIM aberta à colaboração entre profissionais: uma escolha que tornou possível pesquisar e harmonizar novas soluções, feitas sob medida para o cliente.

A solução minimalista não atende apenas à velocidade de execução, mas está alinhada ao conceito de menor impacto ambiental possível, por meio de uma cuidadosa escolha de materiais de construção — de acordo com critérios de reutilização — e do respeito de critérios avançados de economia de energia. Um estudo acurado de todos os nós estruturais garantiu a homogeneidade e a continuidade do sistema de isolamento, eliminando todas as possíveis pontes térmicas. O resultado é um edifício com alta performance térmica tanto durante o inverno, com baixa dispersão
de calor, quanto durante o verão, graças à fachada ventilada e à alta inércia térmica. Todo o sistema opera apenas com fornecimento de energia elétrica e evita o uso de combustíveis fósseis. “A gestão cuidadosa do projeto em todas as fases, desde o planejamento e o cumprimento do cronograma de execução, permitiu que a obra fosse concluída em apenas nove meses, garantindo total conformidade com o orçamento”, explicam Burelli e Borta.

UMA ESTRUTURA SIMPLES

As quatro unidades são compostas de dois apartamentos com entradas independentes, sendo o volume superior ligeiramente pendente acima do inferior, proporcionando um abrigo para o pátio abaixo. O volume mais baixo, que tem acabamento de ébano preto, contrasta com o superior, brilhante.

No piso térreo (41 m²), precedido por um pátio coberto e um vestíbulo com o seu próprio corredor, abre-se um estúdio com todas as comodidades essenciais e um quarto duplo com grandes janelas com vista para o campo de golfe, um guarda-roupa e um banheiro. No primeiro andar, há um apartamento (91 m²) composto de dois quartos duplos, dois banheiros e uma ampla sala de estar com cozinha e sofá-cama.

O espaço aberto inclui uma cozinha, um sofá-cama e é iluminado por uma grande janela virada a oeste, que recebe luz natural e oferece uma vista panorâmica sobre o campo de golfe. O primeiro dos dois quartos duplos, que abriga um guarda-roupa, tem vista para os alpes, enquanto o quarto principal, com roupeiro e banheira, tem vista para as colinas. As duas unidades também podem ser conectadas uma à outra, graças a uma dupla porta interna localizada perto da escada, transformando-se em uma estrutura única capaz de acomodar grandes grupos, graças aos seus 130 m² de área.

MÓVEIS E EQUIPAMENTOS

Os móveis foram feitos sob medida, para proporcionar uma melhor organização dos espaços. Superfícies amplas e sólidas definiram a criação do guardaroupa, suspenso, graças à base arredondada. Dentre os materiais escolhidos, destacam-se a madeira Afrormosia e o aço inoxidável acetinado, que combinam elegância e praticidade, de modo a responder à flexibilidade de uso exigida nas instalações de alojamento. Completamente independente também são as camas, equipadas com estruturas componíveis, que dão total versatilidade ao arranjo da sala. No térreo, um importante trabalho de design foi feito na parede personalizada entre o banheiro e a área de estar: a solução encontrada foi pensar no elemento divisor como uma ilha multifuncional, com prateleiras para ambos os ambientes.

Fonte: AU.Pini