Notícias

15/06/2018

Londres divulga projeto que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, revelou um novo projeto de 1,1 bilhão de libras para o East Bank junto ao Parque Olímpico Rainha Elizabeth, um investimento que deverá criar uma "nova área cultural, de educação, inovação e crescimento" na capital britânica. O projeto, alternativamente apelidado de "Olympicopolis", contém uma infinidade de propostas icônicas, incluindo o novo V&A East Museum projetado por DS + R, e uma mega estrutura cultural e educacional a ser desenvolvida por Allies & Morrison, O'Donnell + Tuomey e Josep Camps / Olga Felip Arquitectura.

Como parte da conferência de apresentação do projeto, o prefeito revelou novas imagens do Sadler's Wells, do London College of Fashion e do novo V&A Museum em parceria com o Instituto Smithsonian. O projeto também deverá abrigar a nova casa da Orquestra Sinfônica desenvolvida em parceria com a BBC. O empreendimento contará ainda com a construção de 600 novas unidades residenciais em todo a área, 50% das quais deverão ser comercializadas à preços acessíveis.

Grandes cidades definem-se tanto por suas conquistas quanto por suas ambições - O East Bank é o projeto mais ambicioso que essa cidade já viu nas últimas décadas. Cultura, inovação e crescimento são a nossa principal prioridade, e à medida que o centro de gravidade da cidade se desloca para o sentido leste, me orgulho de poder priorizar a cultura e a educação neste empreendimento, assim como foi no legado olímpico.
-Sadiq Khan, Prefeito de Londres

O projeto do East Bank deverá abranger ao todo três grandes terrenos diferentes. O novo Campus da University College London (UCL East) deverá trazer mais de 10 mil estudantes para a região. O Stratford Waterfront abrigará as novas estruturas da BBC, as quais serão palco de importantes eventos e criarão novas oportunidades para os jovens do leste de Londres, além é claro, da nova sede de um dos mais importantes museus do mundo, o Victoria & Albert, em parceria com o Instituto Smithsonian e inspirados no trabalho do estilista Balenciaga.

O Stratford Waterfront também deverá sediar o novo projeto do Teatro Sadler's Wells além do London College of Fashion da UAL, enquanto a terceira porção do mega empreendimento, o Here East, abrigará o projeto do novo V&A East projetado pela DS + R e uma área para a University College London.

Nossa visão para o East Bank é aquela em que todos, independentemente de sua formação, poderão acessar tudo aquilo que há de melhor em termos de cultura e a educação. O East Bank é resultado de uma fantástica colaboração interdisciplinar entre umas das mais importantes instituições culturais do mundo, as quais deverão impulsionar o crescimento da região além de inspirar a população jovem de Londres a se engajarem em carreiras criativas, transformando os bairros do leste de Londres.
-Sadiq Khan, Prefeito de Londres

Fonte: ArchDaily