Notícias

28/06/2018

Ilha das Ciências na Lituânia tem projeto que busca engajar o público em geral com a ciência e a inovação

Donghua Chen & Partners divulgou detalhes de sua proposta para o Centro Nacional de Ciência e Inovação da Lituânia, uma iniciativa conhecida como “Ilha da Ciência”. A competição contou com 144 equipes, tornando-se o maior concurso de arquitetura já realizado na Lituânia. A Donghua Chen & Partners foi uma das três finalistas para a competição, com SMAR Architecture Studio sendo finalmente escolhido para realização.

A proposta de Donghua Chen & Partners chamada “Science Loop” considera uma série de sistemas, incluindo estruturas sociais, skyline, circulação, devolução e reciclagem, organizadas como uma rede integrada.

O “Ciclo Social” do projeto busca engajar o público em geral com a ciência, a inovação e a forma de construção projetada para evocar uma série de encontros e visões enquanto o espaço é percorrido. Exposições ao ar livre e fachadas envidraçadas fortalecem a conexão entre a ciência e o público, um “ciclo consistente dentro de um sistema urbano e ecológico”.

O "Ciclo Skyline" faz referência ao horizonte da cidade rítmica no qual o projeto contribui com uma estrutura de madeira dinâmica coberta por uma membrana translúcida de PTFE, criando uma forma contínua, suave e translúcida.

O “Ciclo Circulação” é separado em funções frontais e posteriores, com um hall, pátio, loja de souvenirs e cafeteria, com apoio de preparação para exposições, oficinas, escritórios, armazenamento e instalações da fábrica. No segundo pavimento, o programa é ordenado de forma semelhante, com três “salas de experiência” e quatro espaços de eventos contendo uma "Black Box", um planetário, um laboratório de pesquisa e um Experimentorium. Esses espaços são cercados por um percurso fluido de áreas interativas e introdutórias, incluindo galerias e espaços de estudo.

O “Ciclo Devolução” faz referência ao processo de usar a direção científica como uma metodologia para o projeto. Através de computação algorítmica, formulários e estruturas é oferecida uma gama de opções de design que permitem a evolução de um programa consistente para o centro.

O "Ciclo Reciclagem", entretanto, diz respeito às estratégias sustentáveis implementadas na construção. Combinadas com madeira local e com vidros triplos para criar uma estrutura com baixa energia incorporada e alto desempenho de isolamento. Painéis de vidro e fotovoltaicos aumentam a iluminação natural e diminuem a demanda de energia.

Fonte: ArchDaily